Cada dia que passa mais jovens decidem vir para São Paulo.
Jovens espalhados no Brasil inteiro estão vindo para São Paulo em busca de melhores oportunidades. Entrevistamos o estudante Gabriel que nos passou sua experiência ao se mudar de cidade.
Muitos jovens de várias regiões do País vêm a São Paulo a procura de boas oportunidades de estudo e de trabalho que se encontram menos abrangentes em suas respectivas cidades.
E não é diferente para Gabriel, que morou por muitos anos em Brasília e veio tentar a sorte em uma das maiores e mais populosas cidades do mundo.
Gabriel Rebello Frizzera, de 21 anos está cursando Design Gráfico na Universidade Paulista (Unip), e além de explicar o motivo de sua escolha falou também de como foi sua vinda a São Paulo e como está sendo essa mudança.
Por quais motivos você decidiu se mudar para São Paulo?
Eu sempre gostei de São Paulo por ser uma cidade com mais “vida”, por ser uma cidade agitada e “divertida”. Sempre que possível eu viajava a lazer para cá. Em certa hora chegou o momento de fazer faculdade, e como em Brasília à área que eu queria era muito pouco explorada eu decidi me mudar para São Paulo, sendo no meu ponto de vista o lugar ideal tanto pelos estudos quanto pela minha realização pessoal.
No seu ponto de vista, quais as maiores diferenças entre Brasília e São Paulo?
Os prédios são uma grande diferença entre as duas cidades, em Brasília só se encontram prédios pequenos, os únicos prédios altos são os do setor bancário. Já em São Paulo em todo lugar se vê prédios altos, tanto para moradia como para comércio e escritórios. Apesar de Brasília ser uma cidade “mais” verde e limpa, ela é muito parada, diferente de São Paulo que sempre é agitada o lugar certo para quem gosta de se divertir e interagir com pessoas “diferentes”.
Do quê você mais gostou em São Paulo?
Da movimentação, diferente de Brasília, São Paulo é uma cidade muito agitada. Independente do horário você pode fazer várias coisas para se divertir e relaxar em vários lugares.
Quais seus lugares favoritos em São Paulo e por quê?
Eu gosto muito da Av. Paulista, ela mostra a mistura de culturas e a aceitação de praticamente todos. Tem muitos pontos legais como Pubs, Cafés, Lanchonetes, Shoppings e etc.
Gosto também do parque do Ibirapuera, é um lugar que você pode ir relaxar depois de um dia estressante, uma área muito verde e bonita aonde se pode praticar vários tipos de esporte, fazer pique niques ou apenas sentar e conversar com os amigos.
Como está sendo sua adaptação em São Paulo?
Acho que como todo jovem que começa a morar sozinho, eu estou tendo algumas dificuldades, principalmente financeiras. Cuidar da casa sem a ajuda dos pais é outro ponto, é algo bem mais complicado. Lavar roupa, louça, limpar a casa entre outros são coisas que os jovens não costumam fazer sozinhos.
Por que escolheu estudar Design Gráfico?
Desde novo, sempre tive influência com programas de edição de imagens e criações gráficas. Venho de uma família que trabalha com fotografia a mais de 100 anos e recentemente começaram a trabalhar com edição de vídeo e trabalhos gráficos. Isso me fez escolher esse caminho, que muito me agrada.
Gabriel Rebello Frizzera RA: B18304-7
Guilherme Henrique da Costa Lukesic RA: A9466D-0
Guilherme Vieira Ribeiro RA: A7811H-7
Flavio Magozzo de Azevedo RA: B006GC-6
Boa escolha do tema porém poderia ser melhor explorado tanto na entrevista como na matéria. Sugestão, o filme encontros e desencontros como sinopse seria interessante ou até mesmo o livro Morte e Vida Severina explorando um pouco mais mais da temática da migração. Os porquês de São Paulo ser a cidade que é e o porque o fluxo de migração diminuiu nos últimos anos?
ResponderExcluirPor sermos de um curso de design gráfico, ficou um pouco a desejar a disposição de textos (centralizado no meio da página), poderia ser algo mais dinâmico e explorado melhor a área total que é disponibilizado no site.(ficou meio texto modelo, mas...)
Blog sobre controle
Já que o grupo escolheu falar justamente da área em que estuda-(Design) deveriam ter dado um complemento criativo a matéria e a entrevista, pois ficou muito obvio vocês falarem de Design da UNIP e de São Paulo, Curitiba por exemplo e diferente de São Paulo no numero de habitantes e de oportunidades na área, mas ainda sim em certos quesitos e melhor que São Paulo quando se pensa em design.São Paulo e tão concorrido porque todo imigrante que vem pra cá, acha que vai ganhar bem por estar na maior Metrópole do Brasil e na verdade acabam entrando em outras áreas de trabalho, porque não encontram espaço na sua área.
ResponderExcluirQuanto à disposição dos textos, faremos alguns ajustes e também no visual do Blog.
ResponderExcluirSobre a matéria, a intenção foi apresentar os motivos que fazem o estudante querer vir para São Paulo e não descrever alguns fatos que fazem de São Paulo ser visto como tal. Iremos explorar melhor o assunto em próximas matérias, detalhando melhor a cidade e procurar estudos de estatísticas que nos mostre o número de pessoas que imigraram para São Paulo nos últimos anos.
O propósito da matéria foi exatamente esse, de falar sobre as oportunidades que as pessoas de outros estados imaginam que vão ter em São Paulo, por considerarem que a cidade é mais bem estruturada que outras (obviamente não é a única com uma boa estrutura para o design), e não colocar os obstáculos que elas terão. Colocamos os motivos que fazem elas acreditarem que será benéfico profissionalmente a mudança para São Paulo. Tanto que entrevistamos o estudante Gabriel que veio de Brasília, e explicou que o motivo de ter imigrado para São Paulo foi por ser o lugar ideal para estudar e trabalhar (o que não o impede de se mudar para Curitiba caso não se saia bem em São Paulo, já que foi mostrado ter condições para tal).
ResponderExcluirAchei esse blog muito sério, academico demais, falta uma foto, um vídeo, algo que o deixe menos sério.
ResponderExcluir